tag:blogger.com,1999:blog-60516674402150813372023-06-20T21:04:09.465-07:00Suzana Bigottosuzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.comBlogger41125tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-19035736959875244622007-11-01T07:59:00.000-07:002007-11-01T08:11:02.280-07:00Produção de relatório de experiênciasuzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-73781925673626229882007-11-01T07:47:00.000-07:002007-11-01T07:55:48.706-07:00Levantamento dos verbos de instruçãoverbos de instruções<br />Seção<br />Verbos<br />Nº de ocorrências<br />seção 1<br />verbo 1<br />7<br />seção 2<br />vewrbo 2<br />10<br />seção 3<br />verbo 3<br />8<br />seção 4<br />verbo 4<br />7<br />seção 5<br />verbo 5<br />8<br />seção 6<br />verbo 6<br />9suzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-4902308152155125752007-11-01T07:07:00.000-07:002007-11-01T07:42:59.063-07:00LIVRO ESCOLHIDOLinguagem Criação e interação<br />Cassia Garcia de Souza<br />Marcia Paganini Cavéquiasuzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-53557246891786792842007-10-25T15:49:00.000-07:002007-10-25T16:01:06.710-07:00<a class="hierar" href="http://www.priberam.pt/default.aspx">Principal</a> > <a class="hierar" href="http://www.priberam.pt/produtos.aspx">Produtos</a> > <a class="hierar" href="http://www.priberam.pt/dicionarios.aspx">Dicionários</a> > <a class="hierar" href="http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx">Língua Portuguesa On-Line</a> > Definir<br /><a name="conteudo"><br />Foi encontrada 1 entrada.<br /><a href="javascript:SeleccionaEntrada(">tempo</a><br /> s. m. loc. adv.<br />tempo<br />do Lat. tempus<br />s. m.,<br />duração limitada, por oposição à ideia de eternidade;<br />período;<br />época;<br />sucessão de anos, dias, horas, momentos, que envolve, para o homem, a noção de presente, passado e futuro;<br />meio indefinido onde se desenrolam, irreversivelmente, as existências na sua mutação, os acontecimentos e os fenómenos na sua sucessão;<br />certo período determinado em que decorre um facto ou vive uma personagem;<br />oportunidade;<br />ensejo;<br />estação ou ocasião própria;<br />prazo;<br />duração;<br />estado atmosférico;<br /><br /><br />oração<br />do Lat. oratione<br />s. f.,<br />reza, prece dirigida a Deus ou aos santos;<br />discurso;<br />sermão;<br />Gram.,<br />proposição<br /><br /><a class="hierar" href="http://www.priberam.pt/default.aspx">Principal</a> > <a class="hierar" href="http://www.priberam.pt/produtos.aspx">Produtos</a> > <a class="hierar" href="http://www.priberam.pt/dicionarios.aspx">Dicionários</a> > <a class="hierar" href="http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx">Língua Portuguesa On-Line</a> > Definir<br /><a name="conteudo"><br />Foi encontrada 1 entrada e detectadas 2 formas.<br /><a href="javascript:SeleccionaEntrada(">fadiga</a><br /> s. f.<br />3ª pess. sing. pres. ind. de <a href="javascript:SeleccionaEntrada(">fadigar</a><br />2ª pess. sing. imp. de <a href="javascript:SeleccionaEntrada(">fadigar</a><br />fadiga<br />de fadigar<br />s. f.,<br />cansaço resultante de trabalho excessivo;<br />trabalho;<br />lida;<br />faina.<br /><br />argumento<br />do Lat. argumentu<br />s. m.,<br />raciocínio de onde se tira a respectiva conclusão;<br />razão;<br />prova;<br />exposição sucinta;<br />assunto;<br />enredo;<br />história preparada especialmente para cinema;<br />discussão;<br />altercação.<br /><br /><br />estilo<br />do Lat. stilu, ponteiro de ferro para escrever<br />s. m.,<br />maneira própria, pessoal, de cada um se exprimir, falando ou escrevendo;<br />feição especial das obras de um artista, de uma época;<br />costume;<br />praxe;<br />hábito;<br />prática;<br />ant.,<br />ponteiro com que os antigos escreviam em tabuinhas cobertas com uma camada de cera;<br />ponteiro do relógio de Sol.<br />do Gr. stýlos<br />s. m.,<br />coluna.<br /></a><br /><br /></a>suzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-43475623520425019592007-10-25T15:44:00.000-07:002007-10-25T15:49:01.951-07:00VERBETE DA PALAVRA TEMPOUnidade de medida, utilizada para identificar a época de um fato, ou a sua duração.suzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-64385235565164303452007-10-25T08:46:00.000-07:002007-10-25T08:47:53.851-07:00O micrócus<span style="color:#33cc00;">O micrócus é um micróbio. E como tal não o poderemos ver, a não ser, é claro, por um microscópio. Ele, porém, dificilmente é visto, mesmo através de tal aparelho, pois sua timidez não tem limite. Detesta aparecer. Quando o empurramos à força, ele fica vermelho e nunca nos olha no rosto. Sua função é trazer até nós uma doença fatal: a microcunésia!!! Pois se ele nos espeta com aquela setinha que carrega na mão, o resultado é terrível, se bem que ninguém saiba exatamente o que é, pois nunca ninguém foi espetado. Extremamente delicado e atencioso com todos, ele tem seus aposentos nas proximidades do Cerebellum, num quartinho por demais confortável, graciosamente florido, com as flores dispostas com notável bom gosto pelo quarto, em belos vasos sanguíneos</span>. <span style="color:#3366ff;">Nesse mesmo quarto, ele arrisca de vez em quando pintar um quadro e, sem nenhuma pretensão, pinta lindos motivos florais de cativante frescura.<br />Podemos até visitá-lo depois do seu expediente, quando seremos acolhidos com um lanche apetitoso. Se ele não conversa muito, por causa da sua timidez, escuta maravilhosamente e, principalmente, acredita em tudo o que a gente fala e adora as nossas piadas.<br />Certa vez, um micrócus se apaixonou por um anticorpo que era freira. Desse amor impossível resultou a desgraça dos dois. Ela por sua heresia, foi queimada viva numa úlcera, transformando-se em santa e indo para o céu da boca. Ele foi condenado a passar o resto da vida numa prisão de ventre.<br /></span><span style="color:#ff0000;">Mas o micrócus mais célebre foi um que conseguiu escalar um homem de dois metros, dos pés à cabeça, em três horas apenas; lá chegando, hasteou, altiva, a bandeira da sua espécie, imortalizando-a para todo o sempre.<br /> </span>suzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-83825187916889302782007-10-25T08:14:00.001-07:002007-10-25T08:18:12.444-07:00Texto de DOOLING e LANDMANOs olhos enganam, disse ele, um ovo, e não uma mesa, tipifica corretamente esse planeta inexplorado.suzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-82448122036179899052007-10-25T08:11:00.000-07:002007-10-25T08:21:24.493-07:00As mesmas praias, o mesmo mar.Que diferenças você vê entre a linguagem metafórica do primeiro texto e a linguagem científica do segundo texto?<br />O segundo texto é claro e objetivo, com coesão e coerência.<br />Por que é mais fácil compreender e atribuir sentido ao segundo texto?<br />Por apresentar linguagem objetiva e não subjetiva.suzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-78287549999392192242007-10-25T06:52:00.000-07:002007-10-25T06:57:54.600-07:00Levantamento de hipóteses do texto de Dooling e LandmanA) De que você acha que o texto trata?<br />De tema metafórico.<br />B) Quem são as três irmãs?<br />Sinceramente, não pude identificá-las.<br />C) Onde ficam as imensidões tranquilas, os picos e vales turbulentos?<br />Não identificado.<br />D) A que se refere o termo gema?<br />Escudos.<br />E) Quem são as criaturas aladas?<br />Insetos.<br />D) Quem é o herói de que fala o texto?<br />O tempo.suzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-53777769137019691952007-10-25T06:42:00.000-07:002007-10-25T06:51:21.749-07:00MURAL DA CIENCIA IIEsquema<br />Apesar de a ciência ter começado na Europa, é universal e está agora à disposição de todas as culturas. Podemos continuar a dar valor aos sistemas de crenças das outras culturas, ao mesmo tempo que reconhecemos que o conhecimento científico é algo de especial que transcende a cultura.<br />Do pensamento de Leonardo Da Vinci (1452-1519) : Na ciência da natureza, como na ciência do pintor, o homem artífice deve descobrir o segredo da artificiosa natureza, o que corresponde a caminhar da visão superficial para as razões da experiência e para a necessidade que liga os efeitos às causas, de forma a integrar-se ele próprio à causa.suzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-24409943448537686102007-10-18T16:18:00.000-07:002007-10-18T16:35:56.935-07:00Avaliação do módulo IAcredito que os objetivos desta primeira unidade, organizados em torno das práticas de leitura e escrita de perfis pessoais na web, expressão de opinião, depoimento, debate, apresentação para transação comercial e formulários, foram contemplados nas atividades desenvolvidas, pois muito aprendemos em cada uma das atividades realizadas em torno destes temas.<br />Sobre o compartilhamento das experiências de leitura e escrita de diversos autores e de seus colegas no ambiente virtual, posso afirmar que possibilitaram importante momento de aprendizado, significativas oportunidades de exercício de leitura e escrita.<br />Minha experiência de criação, produção e interação no Blog, têm sido bastante proveitosas. Interesso-me por algo que me desafia, ao novo!<br />Muitas mudanças de conceitos em meus conhecimentos sobre gêneros discursivos e capacidades de leitura e escrita ocorreram, sempre há algo para ser aprendido...<br />A exploração dos conceitos de esfera de atividade, e de gêneros do discurso podem interferir nas atividades de leitura e escrita uma vez que representam ativação de conhecimento de mundo.<br />Para que os alunos de minha escola possam desenvolver capacidades envolvidas na compreensão e produção de textos, estão sendo oferecidas as seguintes situações pedagógicas:<br />- leituras, de diferentes formas, de diversos livros oferecidos pelos módulos de leitura, com reescrita dos mesmos, produção e reprodução de livros, paródias, registros de atividades significativas de aprendizagem, produção de peça teatral entre outras... Suzana Mara Bigottosuzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-70012929747877367352007-10-18T16:13:00.000-07:002007-10-18T16:17:54.604-07:00Texto Letramento e capacidades de leitura para a cidadania.Comentário do trecho que mais chamou atenção<br />Foi: Capacidades de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto (interpretação, interação).<br />Todo o controle do processo de leitura, da ativação de estratégias ou do exercício de capacidades está subordinado às metas ou finalidades de leitura impostas pela situação em que o leitor se encontra. Não há leitura que não seja orientada a uma finalidade da vida.suzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-40807808462883931742007-10-18T16:09:00.000-07:002007-10-18T16:10:53.734-07:00Definição de senso comumSenso comum é tudo aquilo que se pensa saber, sem realmente ter o domínio científico do que realmente seja.suzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-15986572103461624612007-10-18T16:05:00.000-07:002007-10-18T16:09:05.407-07:00ResumoPodemos compreender o universo?<br />Essa é uma questão que muitos já se puseram a indagar. Mas, o que se descobre, é que tudo já é conhecido!!!!!suzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-14651954629883390172007-10-18T16:01:00.000-07:002007-10-18T16:04:41.278-07:00Generalizações parciais, seleção e sínteseSequência correta dos números no blog<br />1, 10,11,14,7,9,15, 2, 6, 3, 8, 12, 13, 4, 5suzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-60445751390150426292007-10-18T15:53:00.000-07:002007-10-18T15:59:31.080-07:00Definição do fazer científicoNo texto o parágrafo segundo fala de ciências enquanto fenômeno. Já o parágrafo 3, fala do fazer científico.suzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-37969516665622425782007-10-18T15:51:00.000-07:002007-10-18T15:53:24.388-07:00Mural da CiênciaCaracterísticas da ciência<br />Representa um conjunto de conhecimentos relativos a determinado objeto, estudo sistematizado, coordenação de conhecimentos.suzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-28591431876545821642007-10-18T12:07:00.000-07:002007-10-18T12:09:19.468-07:00MURAL DA CIÊNCIAPARA MIM, CIÊNCIA PARA LÍNGUAS É A SISTEMATIZAÇÃO DOS CONCEITOS E CONHECIMENTOS AO LONGO DO TEMPO, ACOMPANHANDO SUA EVOLUÇÃO, BEM COMO REGISTRANDO-A QUANDO NECESSÁRIO.suzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-6530782001239155552007-10-04T17:50:00.000-07:002007-10-04T17:51:34.298-07:00Refletindosuzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-23855964600096561632007-10-04T17:29:00.000-07:002007-10-04T17:45:01.259-07:003ª VERSÃO - LER E ESCREVER DEVE SER UM COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREASconcluo mais uma vez pela defesa da tese que a leitura é um instrumento de transmissão do saber, pelo qual os povos transmitem de geração em geração seus conhecimentos, fato que por si só já traz o compromisso para toda e qualquer área de conhecimento humano, seja nas ciências humanas, biológicas ou exatas, não há como pensar em cultura, saber sem pensar em ler e escrever. Suzana Bigottosuzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-31251581978811613502007-10-04T17:28:00.000-07:002007-10-04T17:43:51.385-07:003ª VERSÃO - LER E ESCREVER DEVE SER UM COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREASConcluo mais uma vez, pela tese de que a linguagem escrita é tanto forma de aquisição como transmissão do saber humano, em suas diversas áreas, por consequência deve ser compromisso de todas elas o ato de ler e escrever.suzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-63538045428256848692007-10-04T17:21:00.000-07:002007-10-04T17:26:02.202-07:00CAPACIDADES DE ESCRITA - PROPOSTA A e CAPACIDADES DE ESCRITA - PROPOSTA B.SÍNTESE DA ANÁLISE DAS PROPOSTAS<br />Sem a menor sombra de dúvidas, a proposta B é a que mais fornece subsídios para que os alunos escrevam, onde os subsídios fornecidos dizem realmente respeito ao conteúdo, aos aspectos formais do texto e aos elementos do contexto de produção.suzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-61490058146533527972007-10-04T17:04:00.000-07:002007-10-04T17:14:29.096-07:00CAPACIDADES DE LEITURA - PROPOSTA A e CAPACIDADES DE LEITURA - PROPOSTA B.A PROPOSTA A CONTEMPLA AS SEGUINTES CAPACIDADES:<br />_ localizar informação explícita no texto;<br />_ estabelecer relações entre informações presentes no texto;<br />_ posicionar-se sobre fatos narrados, a partir de elementos presentes no texto.<br /><br />A PROPOSTA B CONTEMPLA AS SEGUINTES CAPACIDADES:<br />_ inferir uma informação implícita no texto;<br />_ estabelecer relações entre informações presentes no texto;<br />_ identificar a finalidade do texto;<br />_ estabelecer relação de causa e consequência entre os episódios narrados;<br />_ estabelecer relações entre as informações contidas no texto e o contexto histórico geral, tanto no passado quanto no presente;<br />_ posicionar-se sobre fatos narrados, a partir de elementos presentes no texto.suzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-6146731343442001982007-10-04T16:56:00.000-07:002007-10-04T17:04:16.436-07:00MILAGRE BRASILEIRO- PROPOSTAS DE LEITURAApós analisar as propostas A e B, chegamos a conclusão que a proposta A limita excessivamente o trabalho com o texto, tornando-o meramente fonte de pesquisa, para as respostas das questões apresentadas.<br />Contudo, a proposta B, permite um trabalho mais elaborado, mais rico, explorando o tema exaustivamente, e principalmente permitindo pesquisar o tema ampliando a esfera de conhecimento do mesmo.<br />Enfim, optamos pela proposta B como sugestão a ser aplicada.suzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6051667440215081337.post-47353913094540932552007-10-03T12:59:00.000-07:002007-10-03T13:03:07.098-07:00Sobre o texto objetivos de leituraConsiderando que sempre que damos um texto para nosso alun o ler é porque temos ( ou deveríamos ter) objetivos em mente, assinale as alternativas que contiverem decorrências práticas coerentes com o que acabou de ser afirmado sobre o estabelecimento de objetivos para a leitura:<br />b, c, e são as alternativas que assinalo.suzanandreahttp://www.blogger.com/profile/02746703003062976405noreply@blogger.com0